Vereadores “passam o pano” para prefeito Ivair e aprovam contas de 2022 rejeitadas pelo TCE

Prefeito Ivair Fernandes cometeu diversas pedaladas fiscais e mesmo com irregularidades graves, parlamentares que deveriam ser “fiscais do povo”, votaram contra parecer do TCE. Foto: Vereadores que aprovaram contas rejeitadas pelo TCE
Facebook
WhatsApp
Twitter
Conforme notícias anteriores do Rondoniavip, as contas de 2022 do prefeito de Monte Negro, Ivair Fernandes (PSD), tinham sido reprovadas após análise minuciosa de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além das contas de 2023 estarem repletas de irregularidades, veja nos links abaixo; Mesmo com o parecer contrário da Corte de Contas, nesta sexta-feira (16) finalmente os vereadores resolveram julgar “politicamente” o chefe do Executivo municipal e aprovaram as contas, conforme previsto, desconsiderando o trabalho dos técnicos e conselheiros do TCE/RO.
Os vereadores Antônio da Silva, Vando Ronconi, Pedrão cabeleireiro, Marli Quadros, Joab Lucena, Joel Venute e Denivaldo Mendonça votaram contra o parecer do TCE que reprovou a prestação de contas de 2022 do prefeito Ivair Fernandes. Os vereadores Paulinho do Ônibus e Thonatan Libarde seguiram o parecer do TCE votando a favor, mas foram vencidos pelos demais. O primeiro a defender o “indefensável” foi um dos fiéis escudeiros do prefeito, vereador Joab Alves (PSD), que é da base aliada e reconheceu o prefeito pela “coragem” em descumprir as leis de responsabilidade fiscal. “Eu li minuciosamente o parecer pela reprovação das contas, além dos pareceres das comissões.
Mesmo com indicação para que fossem reprovadas, nós que somos vereadores, sabemos a real situação do município. Nós é quem vivemos a real situação do que se passa aqui no município. Respeito o parecer técnico dos ‘nobres conselheiros’, mas ao ouvirmos o parecer dessa comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, a gente percebe o quanto o nosso prefeito, o quanto a gestão Ivair Fernandes, ele soube trabalhar com o orçamento público. Eu estou falando aqui de contas que vieram com parecer desfavorável, mas que tem justificativa o porquê, se fala muito que não repassou os valores para o instituto de previdência social, não foi deixado de repassar como bem dito no parecer, foram parcialmente repassados.
Eu admiro a coragem dele (prefeito) porque nós sabemos do quanto isso é importante, ele (prefeito) pode responder até por um processo de improbidade administrativa por deixar de repassar”, enfatizou Joab. Outro que também tentou amenizar as ilegalidades apontadas pelo TCE foi outro membro da base aliada e da comissão de Orçamento e Finanças, vereador Joel Rodrigues (PSD), que analisou o relatório da Corte de Contas. “Foi muito trabalhoso, mas graças a Deus conseguimos concluir esse parecer. Você não pode chegar aqui e fazer um feijão com arroz, entregar aos nobres senhores e pedir o voto. O parecer da Câmara foi bem pontuado, bem justificado. Acho que todos acompanharam e viram, o gestor tomou várias medidas”, disse Joel.
O vereador Vando Ronconi que é atual candidato a vice na chapa do prefeito Ivair, por óbvio votou fielmente a favor do parceiro que concorre à reeleição. Um dos poucos que se posicionaram contra foi o vereador Paulinho Motorista (PL) além do Vereador Thonatan Libarde (Novo), os dois acompanharam o parecer do Tribunal de Contas do Estado. “Hoje eu quero dizer para a população que eles tanto esperam, que é a prestação de contas do prefeito do município do ano de 2022, quero aqui dizer tanto ao Joel a Marli, vereador Sr Antônio que faz parte da comissão de finanças e orçamento, quero dizer a eles o respeito o parecer que eles fizeram né, mas também quero dizer aos nobres vereadores e a toda a população que nóis também tivemos um decreto do Tribunal de Contas Estadual que veio reprovando as contas do atual prefeito, e o vereador aqui ele aprova ou reprova, e o meu posicionamento no meu entender por ele (prefeito) talvez tomar decisões sem respeitar as leis que o município tem, então eu vou acompanhar o decreto do Tribunal de Contas Estadual, e o meu voto vou acompanhar o parecer do Tribunal de Contas”. Destacou Paulinho.
 Assista a íntegra da sessão que rejeitou o parecer do TCE;

 

Fonte: Jornal Rondoniavip

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
anigif