Vacinação contra a Covid-19 em cidades de MT começa a ser suspensa e restrita à medida que doses vão chegando ao fim

Cuiabá e Rondonópolis suspenderam primeira dose e mantém vacinação só da segunda; Sinop e Cáceres devem parar de vacinar na quarta. Municípios aguardam novos lotes da vacina para continuar imunização e ampliar a faixa etária dos idosos.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os estoques da vacina contra a Covid-19 estão no fim ou à beira do fim nos municípios de Mato Grosso. Por causa disso, a vacinação está sendo aos poucos suspensa temporariamente até o Ministério da Saúde liberar novas doses da vacina.

Cuiabá e Rondonópolis já suspenderam a imunização e mantêm apenas a aplicação da segunda dose. Já Sinop e Cáceres devem parar nesta quarta-feira (17). Barra do Garças está com o estoque chegando ao fim.

Até agora, o estado recebeu 191 mil doses de vacina desde o início da campanha, que começou em 19 de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo federal não deu previsão de novo envio de vacinas. O último lote da vacina foi recebido há mais de uma semana.

Os municípios priorizaram a vacinação dos profissionais de saúde e começaram a vacinar os idosos acima dos 85 e 90 anos há uma semana. Em alguns municípios, no entanto, as doses são insuficientes para continuar a imunização ou ampliar a faixa etária com direito à vacina nesta etapa de vacinação.

Cuiabá

 

Cuiabá parou a vacinação dos idosos, mas mantêm a vacinação da segunda dose dos profissionais da saúde. A prefeitura informou que já foram vacinados 2.460 idosos acima dos 85 anos e que está planejando a continuidade da imunização dos idosos acamados, que serão imunizados em casa. Ao todo, a capital recebeu pouco mais de 33 mil doses e já vacinou 31.447 pessoas até agora.

Mais de 3.500 doses enviadas para Cuiabá foram destinadas aos indígenas.

Rondonópolis

 

Em Rondonópolis, a vacinação de idosos com 85 anos ou mais já foi suspensa porque as doses acabaram. O município, que tem população de 236 mil habitantes, vacinou até agora 6.142 pessoas.

Sinop

 

Já em Sinop, a vacinação de idosos começou há menos de uma semana e já vai parar nesta quarta-feira. Quanto retomada, após a chegada de novas doses, vai priorizar a aplicação da segunda dose dos vacinados na primeira etapa.

Sorriso

 

Sorriso fez um mutirão de vacinação no último sábado (13) para vacinar idosos e profissionais da saúde da rede privada. Todos os profissionais que trabalham na linha de frente da Covid-19 já foram imunizados com as duas doses.

No município, que é um dos maiores da região norte do estado, já foram vacinadas 1.736 pessoas, sendo 1.535 profissionais da saúde e 201 idosos acima de 80 anos.

“Temos no nosso estoque 30 doses, e elas deverão durar no máximo até amanhã porque estamos priorizando os idosos com vacinação agendada. Estamos trabalhando com o pouco de vacinas que recebemos e, provavelmente, a partir de amanhã paralisaremos até que cheguem novas doses”, disse o secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro.

Barra do Garças

 

Barra do Garças vacinou até essa segunda-feira (15) 2.010 pessoas. Destas, 482 são indígenas, para os quais foram destinadas 2.305 doses.

Para o restante da população, foram recebidas 1.544 doses, que já foram usadas para a imunização de 1.528 trabalhadores da saúde e idosos que vivem em abrigos. Na semana passada, o município começou a imunizar idosos acima de 90 anos.

“Até quando tiver [estoque] a gente vai vacinar. Só quando acabar que aí a gente vai ser obrigado a parar”, disse o secretário de Saúde de Barra do Garças, Adilson Tavares.

Cáceres

 

Cáceres recebeu mais de 1.400 doses ao todo, e o estoque termina nesta terça-feira, segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Arruda.

Lucas do Rio Verde

 

Em Lucas do Rio Verde, a vacinação dos idosos acima de 90 anos começou no dia 11. A previsão é imunizar 68 pessoas. Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, o município recebeu 1.155 doses e já aplicou 1.199 nos profissionais da saúde e da linha de frente, e em idosos acima de 90 anos.

Se uma nova remessa de doses chegar nos próximos dias, o município deve dar sequência à vacinação dos profissionais de saúde da rede privada e idosos acima de outras faixas etárias.

A vacinação em Mato Grosso começou no dia 19 e já foram vacinadas 86.327 pessoas até esta terça-feira, segundo dados do Ministério da Saúde. Das 191 mil doses que o estado recebeu, 60 mil foram destinadas aos indígenas.

FONTE: G1 

Deixe um comentário

CPU, LATERAL, ANUNCIE AQUI
No data was found
No data was found
%d blogueiros gostam disto: