O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO), decidiu afastar do poder legislativo nesta terça-feira (22), o deputado Geraldo da Rondônia por dois meses. A decisão aconteceu durante a tarde de hoje em uma sessão na casa de leis.
Na sustentação, a Advocacia-Geral da Casa de Leis correlacionou diversas condutas de Geraldo, consideradas irregulares. Dentre elas, está o caso polêmico em que o deputado teria agredido a bailarina Bárbara Naides durante uma festa no dia 14/12/2020, em Ariquemes.
Também foi pontuado uma invasão praticada por Geraldo em uma unidade de saúde de Ariquemes. Segundo a advocacia geral, o parlamentar fez diversas ofensas a direção do posto médico.
Outra conduta irregular foi uma investigação contra crime de sonegação, resultado de uma operação também em Ariquemes. A advocacia também sustentou que o deputado abusou das prerrogativas parlamentares em flagrantes entre emendas estabelecidas em decorrência da pandemia em 19/03/2021.
A decisão então foi acatada pela maioria que decidiu afastar o deputado Geraldo da Rondônia por dois meses, conforme o Código de Ética, art. 2º, II.