Tipo raro de meteoro deixa rastro de luz no céu sobre o RS

Earthgrazer tem como característica ingressar na atmosfera terrestre e voltar ao espaço. Geralmente, os meteoros desaparecem após entrar em combustão.
Facebook
WhatsApp
Twitter

Fonte: G1

 

A estação de monitoramento de meteoros do projeto Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, registrou a passagem de um meteoro raro no céu sobre a cidade durante a madrugada de domingo (3). A análise foi divulgada nesta segunda-feira (4).

 

De acordo com um dos responsáveis pela estação, Fabricio Côlvero, se trata de um Earthgrazer, tipo de meteoro que tem como característica ingressar na atmosfera terrestre e retornar ao espaço intacto – sem entrar em combustão, como normalmente ocorre.

“[Ele sobrevive] em função de um conjunto de fatores, como velocidade e ângulo”, conta.

No vídeo acima, é possível ver o meteoro passando pelo céu no sentido horizontal, em vez de vertical (de cima para baixo), o que possibilita, por exemplo, que ele siga seu percurso sem ser destruído. Ele foi visto por volta da 1h55 de domingo.

Côlvero conta que esse foi o primeiro registro da passagem desse tipo de meteoro em quase quatro anos de monitoramento.

“Apesar das estações já terem registrado os mais variados fenômenos, como grandes meteoros, lixo espacial, entre outros, esse é o primeiro registro deste tipo realizado na região. Ficamos muito surpresos e felizes, pois atuamos diretamente na divulgação científica, especialmente entre jovens e crianças, e isso tem grande potencial para despertar o interesse não só pela astronomia, mas pela ciência como um todo”, afirma.

A estação de monitoramento do projeto Bate-Papo Astronômico fica no Tecnoparque de Santa Maria e faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), da qual também faz parte o Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), outro responsável pela estação.

Tipo raro de meteoro, Earthgrazer foi visto no céu sobre Santa Maria, no Centro do RS — Foto: Bate-Papo Astronômico/Divulgação

Tipo raro de meteoro, Earthgrazer foi visto no céu sobre Santa Maria, no Centro do RS — Foto: Bate-Papo Astronômico/Divulgação

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
390eb22f-9320-48b4-a41f-6e816a9e61a4
13anos-interativafm-feed (1)