O secretário Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau), Fernando Máximo, precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Porto Velho nesta sexta-feira (10). A informação foi confirmada pela pasta por meio de postagem em uma rede social. Máximo anunciou nesta semana que testou positivo ao novo coronavírus.
No comunicado, a Sesau cita que o Máximo “já estava tomando antibióticos, soro por via venosa e vinha apresentando falta de ar”. Apesar da internação, o quadro clínico do secretário é estável.
Nesta semana, Máximo anunciou em suas redes sociais o diagnóstico positivo ao vírus Sars-Cov-2.
“Chegou a hora de cuidar também da minha saúde, testei positivo para coronavírus. Com fé em Deus, em breve estarei recuperado e de volta ao front de batalha para cuidar da saúde do nosso povo. Por enquanto, trabalhando em casa nas orientações, nos planejamentos”, escreveu.
Em um vídeo postado no Instagram, Fernando Máximo afirmou estar bem clinicamente, mas falou com uma respiração ofegante durante toda a gravação (assista abaixo).
No mesmo vídeo, o secretário de saúde destacou os bons resultados das ações do estado no combate da pandemia de Covid-19 e também sobre a cura de alguns pacientes no Hospital de Campanha, em Porto Velho.
O secretário também informou que estava tomando medicamentos para tratar o coronavírus, que sairia da linha de frente do combate à Covid-19 e ficaria isolado em casa.
Curva em ascensão
Rondônia chegou a 26 mil casos confirmados do novo coronavírus nesta sexta-feira (10) e já soma 606 óbitos, segundo dados divulgados pela Sesau. São 598 confirmações a mais do que o registrado na última quinta-feira (9).
Porto Velho continua sendo a cidade com maior número de infectados: são 15.473 diagnósticos da doença e 410 óbitos. Em seguida está Guajará-Mirim (1.659), Ariquemes (1.590) e Jaru (756).
A Sesau divulgou no boletim que há:
- 15.290 pacientes recuperados;
- 490 pacientes internados no total;
- 92.986 testes realizados e;
- 1.559 casos suspeitos aguardando resultado no Lacen.
Fonte: G1 RO