“Se aprende também fora da sala de aula”, destaca professora durante visita à Estação de Tratamento de Água em Buritis

Programa Portas Abertas recebeu estudantes do ensino médio para uma experiência prática sobre o tratamento e a importância da água para a saúde.
Facebook
WhatsApp
Twitter

Aprender como a água chega até as torneiras da população também pode acontecer fora da sala de aula. Foi com essa proposta que estudantes do ensino médio participaram de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Buritis, por meio do Programa Portas Abertas. A iniciativa aproximou os alunos da rotina da concessionária e permitiu conhecer, na prática, etapas do tratamento da água, além dos processos realizados para garantir a qualidade e a segurança do abastecimento.

Para a professora Meire Lúcia Luiz Gonçalves, orientadora na Escola Maria de Abel Bianco e professora da extensão da instituição, localizada na Vila União, a experiência amplia as possibilidades de aprendizagem.

“Do momento que a gente levanta até o momento que a gente dorme, a gente consome a água, o tempo todo e nós entendemos que a água tratada é fundamental para a saúde. Então, por essa razão, hoje a gente quis propiciar esse momento com eles e mostrar para eles que se aprende também fora da sala de aula, isso é fundamental. Acredito que eles vão sair daqui com experiência muito positiva e não vão esquecer nunca desse momento, porque a recepção foi bacana e o aprendizado foi muito bom”.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto os processos envolvidos no tratamento da água, além de acompanhar explicações sobre produtos utilizados, manutenção do sistema e as atividades desenvolvidas no laboratório.

Para o estudante Emanuel Lapa Monteiro, do segundo ano do ensino médio, conhecer a estrutura e acompanhar os procedimentos pessoalmente ajudou a compreender melhor conteúdos que, em sala de aula, podem parecer mais distantes da realidade.

“Primeiramente, só por estar aqui já é uma presença boa porque saber como é que funciona o procedimento das águas que vem pra Buritis, aqui é uma coisa interessante de se ver porque você aprende muitas coisas como o cloro, que foi feito com água, como é que ele é feito a necessidade bota mais necessidade em cima é manutenção como é que é feita lá em cima que a mulher explicou eu gostei muito dessas partes que ensinaram como elas vão e como ela é feita faz tudinho como é que é ali dentro do laboratório”

Durante a visita, o estudante destacou o contato direto com os processos realizados na estação e a oportunidade de conhecer de perto atividades que fazem parte do tratamento da água em Buritis.

“Primeiramente, só por estar aqui já é uma presença boa porque saber como é que funciona o procedimento das águas que vem pra Buritis, aqui é uma coisa interessante de se ver por que você aprende muitas coisas como o cloro, que foi feito com água. Eu gostei muito dessas partes que ensinaram como elas vão e como ela é feita faz tudinho como é que é ali dentro do laboratório. E ajuda bastante que você vem aqui mesmo próprio e olha como é feito.”

O Programa Portas Abertas integra as ações de relacionamento da Águas de Buritis com a comunidade e possibilita que estudantes, instituições de ensino e outros públicos conheçam as estruturas e os processos relacionados ao abastecimento de água e ao saneamento. A proposta é transformar a visita em uma oportunidade de aprendizado, aproximando a população do trabalho realizado diariamente para garantir os serviços de saneamento no município.

Assessoria

Deixe um comentário

0217
No data was found

“Se aprende também fora da sala de aula”, destaca professora durante visita à Estação de Tratamento de Água em Buritis