Rondônia tem pior taxa de isolamento social desde março, aponta pesquisa

Dados são de empresa que monitora localização de celulares. Para elevar índice de isolamento, estado decretou medidas mais rígidas.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

A taxa de isolamento social em Rondônia chegou a 36,7% na sexta-feira (5). Esse é o pior índice desde o mês de março, conforme dados da empresa In Loco, que usa como base dados de localização dos celulares.

Segundo dados de monitoramento da empresa, 20 de março tinha sido a última vez que o estado ficou na casa dos 30% em relação ao isolamento social.

Autoridades de saúde dizem que o índice recomendado de isolamento é acima de 70%, pois assim é possível reduzir a propagação da Covid-19.

Segundo a In Loco, a única vez que Rondônia registrou taxa de isolamento social acima dos 65% foi em 22 de março, um domingo depois do estado decretar calamidade pública de saúde. O estado nunca atingiu os 70% do índice de isolamento monitorado pela empresa.

No início da semana a taxa de isolamento social já estava abaixo do esperando pelas autoridades. Na segunda-feira (1°) o índice foi foi de 41,35% e na terça-feira (2) caiu para 41,26%. Já na sexta-feira esse número reduziu ainda mais, chegando aos 36,7%.

A circulação de pessoas acima do normal, na sexta-feira, aconteceu por causa de boatos na internet de que seria decretado um lockdown a partir deste sábado (6). Com isso, muita gente ”correu” para os supermercados, segundo relatos de moradores de Porto Velho.

O governo optou por não impor um lockdown no estado e, na noite de sexta-feira, decretou isolamento social restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari até 14 de junho.

Além de decretar isolamento restritivo, no intuito de elevar o índice de isolamento e conter o avanço da Covid-19, o estado de Rondônia, o governador Marcos Rocha decretou que quem for trabalhar durante os oito dias de decreto de isolamento restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari, precisará apresentar a “Declaração de Serviço Essencial”, caso seja abordado pela equipe de fiscalização.

Covid-19 em Rondônia

Na sexta-feira, segundo a Sesau, Rondônia teve mais 400 novos casos de coronavírus, totalizando 6.862. O número de óbitos subiu para 213, sendo 19 a mais que o balanço da última quinta-feira (4). Ainda não foi informado a quantidade de novos diagnósticos por cidade.

Por G1 RO

Deixe um comentário

CPU, LATERAL, ANUNCIE AQUI
LATERAL 02 – C.ALIANÇAS
No data was found
%d blogueiros gostam disto: