Rondônia registra 19 mortes por Covid-19 entre indígenas, segundo a Coiab

Rondônia registra 19 mortes por Covid-19 entre indígenas, segundo a Coiab
Facebook
WhatsApp
Twitter

As mortes de mais dois indígenas pela Covid-19 foram registradas em Rondônia na última semana, segundo boletim divulgado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira no último sábado (22). Com os novos óbitos, o estado passa a contabilizar 19 vítimas do novo coronavírus entre povos indígenas.

Ainda de acordo com a Coiab, Rondônia também tem 1.011 casos diagnosticados em 14 povos, além de 203 suspeitos. Os dados são de levantamento realizado até o dia 21 de agosto.

Os povos atingidos pelos vírus são: Arara Karo, Cinta Larga, Karitiana, Kanoê, Kassupa, Mura, Oro War, Puruborá, Paiter Suruí, Sakirabiat, Piripkura, Tupari e Wajuru.

Os Cinta-Larga são o povo com o maior número de óbitos no estado (4), a frente dos Karitiana (2), Arara (1), Mura (1), Puruborá (1), Sakirabiat (1) e Wajuru (1). Oito indígenas ainda não tiveram a tribo identificada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrava 12 óbitos entre indígenas até o boletim do último sábado (22). Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) de Porto Velho e Vilhena, que englobam Rondônia e trechos do sul do Amazonas e norte do Mato Grosso registram 16 óbitos entre indígenas nas localidades.

O levantamento da Coiab é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além de relatos de lideranças indígenas, profissionais da saúde indígena e organizações que fazem parte da rede da organização.

FONTE: G1 

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
anigif