Os casos confirmados do novo coronavírus entre os indígenas de Rondônia chegou a 1.214. O número corresponde ao levantamento computado até 4 de setembro pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).
Se comparado com o último boletim, divulgado em 31 de agosto — quando o estado tinha 1.135 casos confirmados. É possível apontar que 79 indígenas testaram positivo para a Covid-19 em 5 dias. A entidade também confirma que há 26 mortes em decorrência da doença em 10 povos do estado.
No total, 15 povos já foram atingidos pelos vírus:
- Aikanã,
- Arara Karo,
- Cinta Larga,
- Kanoê,
- Karitiana,
- Karipuna,
- Kassupa,
- Mura,
- Oro War,
- Paiter Suruí,
- Piripkura,
- Puruborá,
- Sakirabiat,
- Tupari e
- Wajuru.
Levantamento mais recente da COIAB aponta que 127 povos indígenas da Amazônia já foram atingidos pela Covid-19. — Foto: Divulgação/COIAB
Em toda a Amazônia Brasileira são 127 povos atingidos pela doença. Sendo 682 casos suspeitos, 22.489 confirmações e 646 falecimentos registrados. O estado da região com mais casos e mortes entre indígenas é o Amazonas, com 5.123 confirmações e 197 óbitos.
O levantamento da COIAB é feito com base em boletins informativos e notas de falecimento emitidas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, além de relatos de lideranças indígenas, profissionais da saúde indígena e organizações que fazem parte da rede da organização.
FONTE: G1