Putin e Xi Jinping fazem primeiro encontro desde o início da guerra e selam apoio mútuo

Líderes da Rússia e da China falaram de Ucrânia e Taiwan, segundo Kremlin. Putin disse apoiar a política única da China e condenou 'provocações' dos EUA.
Facebook
WhatsApp
Twitter

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram nesta quinta-feira (15) no Uzbequistão, na primeira reunião dos dois aliados desde o início da guerra da Ucrânia.

No encontro, Putin condenou o que chamou de “provocações” dos Estados Unidos tanto em Taiwan – ilha que China considera parte de seu território – quanto na Ucrânia, invadida por tropas russas em fevereiro.

Xi e Putin haviam se encontrado pessoalmente pela última vez no início de fevereiro, dias antes de a Rússia invadir a Ucrânia. Na ocasião, ambos declararam uma parceria “sem limites” e a promessa de colaborar mais em ações contra o Ocidente.

Os líderes participam de uma conferência no Uzbequistão sobre a cooperação entre governos regionais, que acontece em uma antiga cidade da Rota da Seda. Eles ainda se reunirão novamente dentro da conferência, segundo assessores.

“Os presidentes vão discutir tanto a agenda bilateral quanto os principais tópicos regionais e internacionais”, disse o assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, a repórteres em Moscou na terça-feira.

Esta é também a a primeira viagem de Xi Jinping para fora da China desde o início da pandemia de Covid-19.

Ushakov afirmou que os líderes discutirão Ucrânia e Taiwan na reunião que, segundo ele, terá “significado especial” dada a situação geopolítica.

Por G1

Deixe um comentário

0217
No data was found

Putin e Xi Jinping fazem primeiro encontro desde o início da guerra e selam apoio mútuo