Correio Web
O Cebraspe publicou na última sexta-feira, (21/01) o edital de convocação para as provas do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o documento, os locais de aplicação serão divulgados na próxima segunda-feira, 24/01.
Para saber o local de sua prova, o candidato deverá realizar a consulta individualmente pelo site do Cebraspe , organizador da seleção. As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 30 de janeiro. Os exames serão aplicados no turno da manhã, às 8h, para os cargos de analista administrativo e analista ambiental. No período da tarde, a partir das 15h, será a vez dos inscritos a técnico ambiental.
O texto instrui ainda que os concorrentes compareçam ao local de prova munidos de documento de identidade original, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. A recomendação é chegar com uma hora de antecedência.
Ao todo, o concurso do Ibama oferece 568 vagas. Deste total, 136 são para analista, cargo que exige nível superior. Neste caso, as vagas serão divididas entre as áreas administrativa e ambiental. Todas elas são para o Distrito Federal. Já para técnico, que exige nível médio, são 432 vagas distribuídas por todos os estados da federação e para o DF.
Os cargos de analista terão carga horária de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 8.547,64, incluindo gratificação por desempenho e vale alimentação. Para o nível técnico, com a mesma jornada, o piso é de R$ 4.063,34, também contando com os benefícios.
Protocolos contra a Covid-19
Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o uso de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca será obrigatório. Os participantes serão submetidos à verificação da temperatura corporal e deverão respeitar o distanciamento social.
O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.
Provas
Em todos os cargos, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva. A objetiva será composta por uma prova com 50 itens para conhecimentos básicos e 70 para conhecimento específico. Para analista administrativo, a prova discursiva abordará algum tema relacionado ao conteúdo de conhecimentos específicos.
Em relação aos analistas divididos por áreas temáticas, a prova será sobre os conhecimentos específicos de cada tema. No caso dos técnicos, a discursiva serpa sobre atualidades. Confira o conteúdo exigido em cada cargo:
Técnico ambiental:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa.
- Noções de Informática;
- Legislação geral e do setor de Meio Ambiente;
- Ética no serviço público;
- Matemática.
- Conhecimentos Específicos:
- Noções de Administração Pública;
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária;
- Noções de Gestão de Pessoas nas organizações;
- Legislação e Normas ambientais;
- Meio Ambiente;
- Educação ambiental.
Analista administrativo:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Tecnologia da Informação;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Legislação do setor de Meio Ambiente;
- Noções de Direito Ambiental;
- Noções de Regulação;
- Ética no Serviço Público.
- Conhecimentos Específicos:
- Administração Geral;
- Administração Pública;
- Administração orçamentária, financeira e orçamento público;
- Contabilidade pública;
- Gestão de pessoas;
- Matemática financeira.
Analista ambiental:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Tecnologia da Informação;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Legislação do setor de Meio Ambiente;
- Noções de Direito Ambiental;
- Noções de Regulação;
- Ética no Serviço Público.
- Conhecimentos Específicos:
- Varia de acordo com o tema escolhido no ato da inscrição.
Será classificado na objetiva o candidato que obtiver dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 no conjunto das provas.