Profissionais de educação devem ter preferência na fila da vacina contra Covid-19, pede Gaepe-RO

A nota técnica foi assinada por representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado de Rondônia.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

O Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação no Estado de Rondônia (GAEPE-RO), divulgou uma nota técnica argumentando que professores e funcionários de escolas devem ter preferência para receber a vacina contra a Covid-19. O documento é assinado por diversos órgãos de fiscalização e controle.

A nota pede que o estado adote providências para organizar a fila de vacinação dos docentes e demais profissionais da educação, com:

  • a identificação daqueles que fazem parte de grupos prioritários,
  • identificação dos que participam diretamente das atividades escolares presenciais,
  • e os que atuam junto a grupos populacionais de maior vulnerabilidade como: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e estudantes da zona rural.

 

A nota técnica do GAEPE-RO justifica ainda que a educação é um direito de todos e dever do Estado, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.

“Tendo em vista que o estado de Rondônia se encontra na região Norte do país, na qual tem circulado cepa do coronavírus, podendo essa variante ampliar os casos de contaminações por Covid-19, o GAEPE destaca que o poder público fica obrigado a, com maior urgência, adotar ações contundentes para evitar eventual conflito entre a garantia da segurança sanitária da população e a necessidade de retomada das atividades escolares presenciais, ainda que de forma híbrida e escalonada”.

O GAEPE-RO é formado por representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público de Rondônia, pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa e Instituto Articule.

Plano de vacinação em Rondônia

 

Vacinação contra Covid-19 em Rondônia  — Foto: Prefeitura de Vilhena/Divulgação

Vacinação contra Covid-19 em Rondônia — Foto: Prefeitura de Vilhena/Divulgação

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, a imunização acontece em quatro etapas, obedecendo aos critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses de vacinas do Ministério da Saúde. Nesse plano, os profissionais de educação estão na 4ª fase(veja abaixo).

População prioritária para vacinação contra a Covid-19:

  • 1ª fase: trabalhadores de Saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais que morem em asilos, pessoas de 75 a 79 anos, população indígena acima de 18 anos
  • 2ª fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 70 a 74 anos
  • 3ª fase: pessoas que apresentam alguma comorbidade, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, transplantados, com anemia falciforme, câncer, com obesidade grave.
  • 4ª fase: trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional.

 

Nesse ponto, a nota técnica n. 01/2021 do GAEPE-RO, fala sobre a importância de providências administrativas para assegurar a preferência na lista de vacinação aos profissionais da educação formal que atuam no ambiente escolar.

Volta às aulas

 

Sala de aula vazia  — Foto: Elias Oliveira

Sala de aula vazia — Foto: Elias Oliveira

Rondônia oficializou a abertura do ano letivo 2021 nesta segunda-feira (22). Segundo o governo as aulas presenciais nas escolas da rede estadual permanecem suspensas, porém já podem ser feitas remotamente a partir desta segunda. Desde março de 2020, quando a pandemia chegou em Rondônia, o poder executivo suspendeu as atividades presenciais.

Quanto às escolas municipais, cada prefeitura está responsável por decidir se haverá aulas presenciais em suas cidades.

O retorno das atividades está autorizado somente nas instituições de ensino privadas e devem acontecer de forma gradual, segundo o decreto em vigor.

Fonte; G1

Deixe um comentário

CPU Lateral, Dias das Crianças
No data was found
No data was found
%d blogueiros gostam disto: