Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública interromperam uma festa no Hotel Pestana, na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na noite de quarta-feira (17). O evento era clandestino e estava lotado, com várias pessoas aglomeradas.
Segundo as equipes, o espaço já havia sido autuado no dia 11 de fevereiro.
Até a noite de terça-feira, as equipes da prefeitura fizeram 521 atendimentos de solicitações recebidas pela central 1746, incluindo aglomerações.
Desde sexta-feira (12), nas inspeções sanitárias, os agentes fizeram 32 interdições e aplicaram 74 infrações em estabelecimentos por aglomeração e descumprimento de outras medidas sanitárias, além da falta de licenciamento.
No período do carnaval, a prefeitura também aplicou 3.067 multas de trânsito.
Houve ainda 1.019 ocorrências, como crimes, contravenções e auxílios ao público; 139 infrações sanitárias — como aglomeração e falta do uso de máscara — e 143 flagrantes de calote no BRT e no VLT.
Outros flagrantes de aglomeração
Na terça-feira, cariocas e turistas voltaram a se aglomerar em vários bairros do Rio. Houve flagrantes de muitas pessoas juntas e sem máscara na Barra da Tijuca, na Cidade de Deus e em Curicica, na Zona Oeste, na Lapa, na região Central, e no Leblon e em Copacabana, na Zona Sul.
Uma festa no alto do Morro do Vidigal, na Zona Sul, reuniu centenas de pessoas até a manhã de quarta-feira (17).
Na laje de baixo, um DJ tocava para a multidão.
Uma hora depois, a festa clandestina havia terminado, e dezenas desciam as ladeiras do Vidigal aglomeradas.
Festas no mar
As festas clandestinas também aconteceram no mar durante o período de carnaval. Até esta terça-feira, 63 embarcações foram impedidas de zarpar, pois abrigariam festas na zona costeira, e dois guardas municipais ficaram feridos após serem atingidos com garrafas de vidro no Leblon.
O episódio de agressão aos guardas municipais ocorreu na rua Dias Ferreira, no último sábado (13), com pelo menos uma prisão por desacato.
Também na terça-feira, o RJ registrou nas últimas 24 horas o maior número de casos de Covid-19 em um dia. Foram 8.385 novos casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Os novos casos não necessariamente aconteceram no dia que foram contados.
Risco alto para Covid-19
Pelo último boletim da Prefeitura, divulgado na sexta-feira passada (12), todas as 33 regiões do Rio estão com risco alto para Covid-19. É a quarta semana seguida nessa situação.
A classificação leva em consideração o número de internações e mortes e serve para estabelecer as medidas de restrição na cidade.
Pelo balanço é possível saber, por exemplo, onde há maior circulação do vírus e em quais áreas as pessoas estão ficando mais doentes.
FONTE: G1