O papa Francisco disse ter pedido uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, para falarem sobre a guerra na Ucrânia. Segundo o líder católico, Putin não respondeu.
Deu a declaração em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera, nesta 3ª feira (3.mai.2022).
O pontífice disse que, no 1º dia da guerra, em 24 de fevereiro, ligou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e para o embaixador russo no Vaticano.
Segundo ele, 20 dias depois, solicitou ao secretário de Estado da Santa Sé e principal diplomata do Vaticano, Pietro Parolin, que enviasse uma mensagem a Putin avisando que queria marcar uma reunião em Moscou. Até o momento, porém, ele não obteve resposta.
Quando questionado se planeja ir a Kiev, Francisco disse que já enviou autoridades da Igreja para a capital ucraniana e que sente que não precisa ir. “Primeiro tenho que ir a Moscou, primeiro tenho que encontrar Putin. Mas também sou padre, o que posso fazer? Eu faço o que eu posso. Se Putin abrisse a porta…”
“Temo que Putin não possa e não queira ter essa reunião neste momento”, lamentou o papa. “Ainda não recebemos uma resposta e continuamos insistindo.”
Fonte: poder360



