Mais uma vez o município de São Luiz, no interior de Roraima, ganha destaque. Depois da polêmica envolvendo o contrato de R$ 800 mil pago pela prefeitura para um show do Gusttavo Lima, a pequena cidade voltou a ser assunto nas redes sociais por conta de uma pedra.
Uma rocha no quintal de uma chácara no município tornou-se ponto turístico por lembrar o E.T., personagem do filme E.T. – O extraterrestre, de 1982, criado por Steven Spielberg. A pedra não tem interferência humana, sendo completamente obra da natureza e, por isso, foi batizada como Pedra do ET.
O fenômeno foi tombado pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, de São Luiz, como Paisagem Natural da cidade. Além disso, recentemente, foi destaque no programa Fala Mcuxi, da Rede Amazônica.
Turistas e moradores curiosos da região têm se atraído pela pedra do E.T, que, por enquanto, é uma atração gratuita na cidade. Mas isso vai mudar em breve. A rocha fica dentro da chácara das Flores, de propriedade do diretor de Meio Ambiente de São Luiz, Marino Barreto Caldas, e, segundo o que ele informou ao G1, durante a 24ª Vaquejada (onde ocorrerá o polêmico show de Gusttavo Lima), os interessados em conhecer o local precisarão pagar uma taxa, que ainda não foi definida.
Processo natural
De acordo com Fábio Luiz Wankler, doutor em geologia sedimentar da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a fisionomia de ET da rocha é resultado de três feições geomorfológicas, chamadas de caneluras, bacias de dissolução e esfoliação esferoidal.
“As duas primeiras feições são o resultado da passagem da água sobre a rocha que acabam esculpindo canais preferenciais de passagem de água que escorrem do topo para a base”, explicou o Wankler ao G1.
Fonte: Em