Novo coronavírus pode infectar os olhos, diz estudo

Os resultados são baseados em um paciente na China que desenvolveu um ataque agudo de glaucoma logo após se recuperar do COVID-19 - Leopoldo Silva/Agência Senado
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

A doença COVID-19 é principalmente uma infecção respiratória, mas especialistas suspeitam que o vírus também pode se infiltrar nos olhos. Agora, novas evidencias a respeito dessa possibilidade foram publicadas.

Os resultados são baseados em um paciente na China que desenvolveu um ataque agudo de glaucoma logo após se recuperar do COVID-19.
  
A paciente era uma mulher de 64 anos que foi hospitalizada por COVID-19 em 31 de janeiro de 2020. Dezoito dias depois, seus sintomas haviam desaparecido totalmente e os esfregaços de garganta deram resultados negativos para SARS-CoV-2. Cerca de uma semana depois, porém, ela desenvolveu dor e perda de visão em um olho e, em seguida, no outro olho alguns dias depois. Os médicos tiveram que realizar uma cirurgia para tratar a doença, e os testes de seu tecido ocular mostraram evidências de SARS-CoV-2.

A paciente neste caso sofria de glaucoma agudo de ângulo fechado – uma condição séria em que a pressão nos olhos aumenta repentinamente devido ao acúmulo de líquido. Requer tratamento imediato para aliviar a pressão, às vezes com cirurgia para restaurar o movimento normal do fluido do olho.

Segundo relato publicado na revista JAMA Ophthalmology, o caso oferece provas de que “o SARS-CoV-2 também pode infectar tecidos oculares além do sistema respiratório. Suspeita-se que os olhos podem ser uma fonte tanto de ‘entrada’ quanto de ‘saída'” para o novo coronavírus.

É por isso que os profissionais de saúde protegem seus olhos com óculos ou protetores faciais. Não é possível dizer se a paciente neste caso contraiu SARS-CoV-2 através dos olhos. Mas essa é uma possibilidade – seja por meio de partículas virais no ar ou tocando os olhos dela com uma mão contaminada por vírus.

 

 

 

Fonte:Boasaude

Deixe um comentário

No data was found
Lat. 02 – RADIO
Lateral 03 – Nov. Azul Radio
%d blogueiros gostam disto: