IMOBILIZAÇÃO TÁTICAS- Rondônia capacita policiais civis e militares para atuarem na segurança das fronteiras…

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), deu início, na terça-feira (14), ao curso de Unidades Especializadas de Fronteira, que tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuarem como operadores de fronteira, buscando fortalecer a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços. Toda a capacitação terá duração de 15 dias. Participam 45 policiais civis e militares de diferentes estados, além de Rondônia, como: Amapá, Goiás, Mato Grosso, e Roraima
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), deu início, na terça-feira (14), ao curso de Unidades Especializadas de Fronteira, que tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuarem como operadores de fronteira, buscando fortalecer a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços. Toda a capacitação terá duração de 15 dias. Participam 45 policiais civis e militares de diferentes estados, além de Rondônia, como: Amapá, Goiás, Mato Grosso, e Roraima.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do campus Universidade Federal de Rondônia em Guajará-Mirim, e contou com a presença do secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, do diretor-geral da Polícia Civil, Samir Abboud, do coronel BM Leal, tenente coronel Carlos Gomes, tenente coronel Leriche Barros e do Secretário Executivo da Casa Civil de Guajará-Mirim, Flávio Dezerte.

Rondônia faz fronteira exclusiva com a Bolívia por 1.342 quilômetros ao longo de nove municípios. Outros 16 municípios estão localizados na faixa de 150 quilômetros a partir da fronteira, totalizando uma população de aproximadamente 500 mil pessoas.

Por conta desses dados, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça propôs o curso com módulos que contribuam para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de segurança pública no combate ao tráfico de drogas e armas, produtos de contrabandos e descaminho, além da repressão à saída de veículos furtados e roubados, aos crimes de evasão de divisa e ao tráfico de pessoas, animais silvestres e biopirataria.

A finalidade é garantir a presença permanente das instituições policiais e de fiscalizações na região da fronteira e repressão de delitos, por meio de ações integradas dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

A formação tem carga horária de 96 horas-aula e contará com diversos módulos, como: técnicas de abordagem, policiamento em embarcação, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária, dentre outras.

O secretário da Sesdec, coronel Pachá, exaltou a parceria com o Governo Estadual com o Governo Federal. “É uma realização do governo Marcos Rocha, apoiado pelo Ministério da Justiça e nada melhor que escolher um estado de fronteira. Nós fizemos questão de fazer esse curso aqui em Guajará-Mirim pelo fato de ser região de fronteira. Queremos preparar nossos profissionais de segurança pública para que eles possam estar preparados para atuarem na criminalidade nessa região”, ressaltou.

A Sesdec, desde o ano de 2013, já realizou no Estado, 11 cursos da Unidade Especializadas de Fronteira, visando preparar os profissionais lotados nas unidades dessa região, totalizando a capacitação de 420 profissionais.

TÉCNICAS DE ALGEMA

Foi realizada a instrução de imobilizações táticas com técnicas de algema para a 5ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (CUEF). A técnica foi ministrada pelo secretário da Sesdec, coronel Pachá, que apresentou várias formas de abordagem aos alunos, passando seu conhecimento em formas de algemas, como se portar caso o suspeito venha a reagir na hora da abordagem.

A instrução visa colaborar nas condutas de abordagem, dando maior segurança aos policias que estarão realizando essas atividades nas fronteiras do nosso Estado.

Fonte: SECOM

Deixe um comentário

CPU Lateral, Dias das Crianças
No data was found
No data was found
%d blogueiros gostam disto: