O Campeonato Rondoniense ainda não tem uma data oficial de retorno, mas, segundo a Federação de Futebol de Rondônia (FFER), a previsão é que a bola volte a rolar em novembro. Desde a última partida oficial, realizada no dia 15 de março, entre Real Ariquemes e Rondoniense, 141 dias se passaram e muitas mudanças aconteceram no Campeonato Rondoniense. Clubes desistiram, técnicos mudaram e elencos foram desfeitos.
LINHA DO TEMPO
CLASSIFICAÇÃO ANTECIPADA
No dia 14 de março, três partidas aconteciam pela 7ª rodada do Estadual. O Porto Velho recebeu o Guajará em casa e com a vitória de 2 a 0, garantiu a classificação às semifinais ainda em campo. Derrotado, o GEC assumiu o último lugar do grupo A, somando apenas quatro pontos.

Porto Velho vence o Guajará no jogo válido pela sétima rodada — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
No grupo B, o Vilhenense venceu o Guaporé por 1 a 0 e assumiu a liderança, enquanto o Guaporé ficou em último lugar, com apenas cinco pontos. O Pimentense venceu o Barcelona por 3 a 2, mas, mesmo com a vitória, viu a zona de classificação ainda distante.
ÚLTIMAS PARTIDAS
No dia 15 de março, duas partidas, válidas pela 7ª rodada, aconteciam em Rondônia. O Ji-Paraná venceu o clássico contra o União Cacoalense por 1 a 0 e o Real Ariquemes venceu o Rondoniense pelo mesmo placar. Na época, 11 times disputavam a competição.

Ji-Paraná vence o União Cacoalense e reascende no G2 — Foto: Mara Carvalho
O Porto Velho, já garantido nas semifinais, liderava o grupo A, seguido pelo Real Ariquemes. No grupo B, a briga pela classificação era maior. O líder Vilhenense somava 14 pontos, o vice Ji-Paraná 13 e o União Cacoalense, que ocupava a terceira posição, estava com 12 pontos.
SUSPENSÃO OFICIAL
Na terça-feira, 17 de março, a FFER anunciou a suspensão oficial do Campeonato Rondoniense.
AUXÍLIO FINANCEIRO
24 dias após a paralisação do Estadual, a CBF anunciou a destinação de recursos aos clubes que disputam campeonatos nacionais e a FFER anunciou que destinaria recursos aos clubes que não foram contemplados com o auxílio vindo da CBF. Com isso, nove clubes receberam recursos financeiros.
SEM REBAIXAMENTO
No dia 24 de março, a FFER anunciou, por meio de nota, que os clubes que desistissem do Campeonato Rondoniense não sofreriam nenhuma punição e por isso, não seriam rebaixados à segunda divisão.

Documento divulgado pela FFER sobre o cancelamento do rebaixamento no Estadual — Foto: Divulgação
CLUBES ANUNCIAM DESISTÊNCIA
O Guaporé, Barcelona-RO, Pimentense, Guajará e o Vilhenense anunciaram a desistência do Campeonato Rondoniense 2020. Os clubes, que protocolaram ao longo de dois meses suas desistências, deixaram a competição após balanço financeiro negativo durante a pandemia do novo coronavírus.

Pimentense marca gol sobre o Vilhenense — Foto: Reprodução
DE VOLTA EM NOVEMBRO
Em reunião via videoconferência, realizada na manhã de quinta-feira, 30, a presidência da Federação de Futebol de Rondônia (FFER) e os presidentes dos clubes participantes da competição, decidiram que o Estadual voltará apenas na segunda quinzena do mês de novembro.

Reunião entre FFER e clubes de Rondônia sobre o retorno do Campeoanto Rondoniense — Foto: Divulgação
APENAS CINCO
Com a continuidade do Rondoniense previsto para novembro, apenas cinco clubes garantiram suas participações no Estadual.
- Grupo A: Genus, Real Ariquemes e Porto Velho ;
- Grupo B: Ji-Paraná e União Cacoalense.

Cinco times voltam a disputar o Campeonato Rondoniense em novembro — Foto: Arte/ge
FASE DE GRUPOS
Segundo Almir Belarmino, diretor de competições da FFER, com a indefinição do segundo colocado do grupo A, Real Ariquemes e Genus ainda disputarão a fase de grupos em novembro.
– O grupo do Genus, Real Ariquemes e Porto Velho não ficou definido os dois classificados para semi. Já no outro grupo B, com a desistência de alguns clubes, Ji-Paraná e União Cacoalense, por terem optado em continuar no campeonato, já estão classificados.
FONTE: GE