O Atlético-MG voltou a vencer o Athletico-PR e conquistou a Copa do Brasil nesta quarta-feira (15), na Arena da Baixada. Com o título, o time acumulou três troféus na temporada de 2021. Para além dos bicampeonatos inéditos, tanto no torneio de mata-mata quanto no Campeonato Brasileiro, o ano do Galo ficará ainda mais marcado pela primeira Tríplice Coroa da história do clube mineiro.
Além das duas competições nacionais, a equipe do técnico Cuca foi campeã mineira em 2021. Os três títulos em uma mesma temporada colocam o Atlético-MG em uma lista privilegiada de clubes brasileiros que faturaram três troféus de grandeza no mesmo ano, ao lado de São Paulo, Santos, Palmeiras, Flamengo e do rival Cruzeiro.
O termo Tríplice Coroa surgiu na Europa, para descrever um clube vencedor da Copa e Liga nacional, tal como da Liga dos Campeões — o equivalente a Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Nesse entedimento, nenhuma equipe brasileira conseguiu o feito, mas isso pouco importa e o termo é usado aqui de qualquer forma.
O primeiro clube do Brasil a se considerar merecedor da Tríplice Coroa foi o Cruzeiro, no mágico ano de 2003, em que a Raposa levou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Neste século, apenas quatro times repetiram o feito da equipe comandada, na época, por Vanderlei Luxemburgo: São Paulo, Palmeiras, Flamengo e, agora, o Atlético-MG.
O caso do Tricolor é diferente (e até mais impressionante), visto que a equipe do Morumbi faturou Paulistão, Libertadores e Mundial, lá em 2005. Já o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019, também não levou a Copa do Brasil, mas venceu Libertadores, estadual e Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Rubro-Negro voltou a conquistar a Tríplice Coroa com os títulos do Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e do Brasileirão.
Em 2021, quem comemora três conquistas no mesmo ano é o Atlético-MG, o melhor time do Brasil com sobras. Com o comando de Cuca e o brilho de um elenco estrelado, com jogadores de altíssimo nível, como Hulk, Vargas, Nacho, Arana e companhia, o céu parece ser o limite para a equipe mineira. Se este ano foi mágico, 2022 promete ser ainda mais.
Por fim, a última equipe que conseguiu alcançar esse feito, além do Galo, foi o Palmeiras, em 2020. Naquele ano, o Alviverde faturou Paulista, Libertadores e a Copa do Brasil. No entanto, se voltarmos o relógio algumas décadas, poderemos considerar outros times históricos como merecedores da Tríplice Coroa.
Confira a lista
Santos – 1962: Paulista, Taça Brasil (Campeonato Brasileiro), Libertadores e Mundial
Santos – 1963: Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil (Brasileiro), Libertadores e Mundial
Santos – 1964: Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Taça Brasil (Brasileiro)
Flamengo – 1981: Carioca, Libertadores da América e Mundial
São Paulo – 1992: Paulista, Libertadores e Mundial
São Paulo – 1993: Recopa Sul-Americana, Supercopa Sul-Americana, Libertadores e Mundial Palmeiras – 1993: Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Brasileiro
Grêmio – 1996: Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro
Cruzeiro – 2003: Mineiro, Copa do Brasil
São Paulo – 2005: Paulista, Libertadores e Mundial
Flamengo – 2019: Carioca, Brasileiro e Libertadores
Flamengo – 2020: Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Brasileiro
Palmeiras – 2020: Paulista, Copa do Brasil e Libertadores
Atlético-MG – 2021: Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro
Campeão, Atlético-MG tem maior média de público do Brasileirão
-
A temporada 2021 ainda não acabou, mas já é um dos maiores anos da história do Atlético-MG. O clube, campeão mineiro e brasileiro e muito próximo de vencer também a Copa do Brasil, foi acompanhado de perto por seu fanático torcedor. Desde que o público foi liberado para voltar aos estádios do Brasil, os fãs do Galo lotaram as arquibancadas do Mineirão em todos os jogos. Até por isso, o Galo foi, com folga, o time com a maior média de público no Brasileirão. Confira a lista, feita com base em dados do site Transfermarkt
- Fonte: G1-ESPORTE