Enfermeira Adélia participa do programa Papo Livre e explica sobre campanha Janeiro Roxo

O município de Buritis realizará também no mês de fevereiro uma ação nas escolas, chamada; (PSE) Programa Saúde na Escola, com objetivo de atender crianças e adolescentes com relação a prevenção da Hanseníase.
Facebook
WhatsApp
Twitter
Por: Edson Nascimento 
Jornalista: DRT 0002014/RO

 

O programa Papo Livre da Rádio Interativa FM de Buritis recebeu na última quinta-feira, dia 20 de janeiro, a enfermeira Adélia Rodrigues de Freitas, responsável pela descentralização do atendimento dos pacientes portadores de Hanseníase e Tuberculose, Leishmaniose e Paracoccidioidomicose.

Foto: Alerta Buritis – Rádio Interativa FM

Acompanhada da técnica de enfermagem Miracir de Freitas, Adélia esclareceu várias dúvidas sobre a Campanha “Janeiro Roxo” que tem como objetivo a conscientização e prevenção com relação ao risco dessas doenças, quando não são tomadas as medidas preventivas.

Diante essa temática, o município de Buritis realizará do dia 24 a 27 de janeiro atendimentos gratuitos à toda população.
Os atendimentos ocorrerão nas UBS – Unidade Básicas de Saúde dos setores da cidade.

• 24 de janeiro na USB São Gabriel – setor 07, com atendimento das 7h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h00min e das 18h00min às 21h00min.

• 25 de janeiro na USB do setor 08 – com atendimento das 7h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 18h00min às 21h00min.

• 26 de janeiro na USB do setor 04 – com atendimento das 7h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 18h00min às 21h00min.

• 27 de janeiro na USB Central – com atendimento das 7h30min às 11h30min, das 13h30min às 17h30min e das 18h00min às 21h00min.

Como forma de divulgação da campanha, a equipe responsável realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 21 de janeiro, um Pit Stop na praça Jonas Ferreti.
O município de Buritis realizará também no mês de fevereiro uma ação nas escolas, chamada através do PSE – Programa Saúde na Escola, com objetivo de atender crianças e adolescentes com relação a prevenção da Hanseníase.

 

Confira todas as informações na íntegra da entrevista.

 

Sintomas de Paracoccidioidomicose e como é o tratamento

 A paracoccidioidomicose é uma infecção provocada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, que costuma estar presente no solo e em vegetais, e pode afetar diversos locais do corpo, como pulmões, boca, garganta, pele ou gânglios linfáticos.

Também chamada de blastomicose sul americana, esta infecção é adquirida através da respiração e é mais comum em regiões tropicais, provocando sintomas como falta de apetite, emagrecimento, tosse, febre, coceira, úlceras na boca e surgimento de ínguas. Ela pode surgir de 2 formas:

  • Forma juvenil: mais frequente em crianças e jovens dos 10 aos 20 anos, que costuma surgir de uma forma mais aguda, após algumas semanas do contágio;
  • Forma do adulto: costuma afetar pessoas entre os 30 e 50 anos de idade, sobretudo homens trabalhadores de áreas rurais, como lavradores, e pessoas que fumam, ingerem bebidas alcoólicas ou que estão desnutridas, sendo uma forma mais crônica, evoluindo ao longo de meses a anos após o contágio.

Após confirmação do diagnóstico, com exames de sangue e biópsia, o médico poderá orientar o tratamento com antifúngicos, como Fluconazol, Cetoconazol, Itraconazol ou Anfotericina, por exemplo.

Alerta Buritis

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
anigif