Mais de 250 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, neste sábado (4), durante uma testagem feita no modo ‘drive-thru’ na frente do Palácio do Governo de Rondônia, em Porto Velho. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ao todo, 1.543 testes rápidos foram realizados em moradores que sentiam algum sintoma da doença. Desse total, 261 testaram positivo para a Covid-19.
Segundo a Sesau, foram testadas pessoas que estevam com sintomas gripais há pelo menos sete dias, como febre, tosse, perda de olfato e paladar, dificuldade para respirar, entre outras.
A testagem rápida pelo modo drive-thru, quando o paciente nem precisa descer do carro, iniciou às 9h da manhã e seguiu até a tarde. Durante a manhã, uma enorme fila de carros se formou na frente do CPA. A ação do projeto Mapeia Rondônia envolveu mais de 150 voluntários.
Ainda de acordo com a Sesau, todos os pacientes positivados para coronavírus receberam medicamentos, ainda no local, para já iniciarem o tratamento da doença.
A medicação, boa parte entregue pelo próprio governador Marcos Rocha, é composta por hidroxicloroquina e azitromicina, um antibiótico.
Os pacientes também receberam um kit de higiene pessoal, composto por máscara, álcool em gel, álcool 70 e sabonete.
Fonte: G1 RO