Os serviços para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acontecem de forma remota para moradores de Rondônia. Para solicitar atendimento, é necessário fazer agendamento prévio no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os resultados dos exames teóricos e práticos também são divulgados no site do órgão.
Conforme o Detran, a adoção de plataformas virtuais para a realização dos atendimentos são estratégias seguras que permitem a continuidade do funcionamento dos serviços, que são considerados atividades públicas fundamentais pelo governo do estado.
Segundo o governo, o departamento não paralisou seu trabalho durante a pandemia, mas mudanças foram feitas para obedecer aos protocolos de segurança para o enfrentamento à Covid-19. Além do agendamento prévio, há exigência do uso de máscaras e álcool gel na unidade durante atendimento presencial, e a realização das provas teóricas são feitas de forma remota, bem como a divulgação dos resultados dos exames.
O controlador regional de trânsito do Detran, Francisco Carlos da Silva Nascimento, explicou que antes da adoção do atendimento remoto, o resultado de uma prova era divulgado em cerca de 15 dias e agora acontece logo após a entrega, no site do departamento.
Segundo ele, de março a junho de 2020, houve uma paralisação nas atividades de emissão da CNH devido a pandemia, mas a partir desta semana a autarquia estadual retornou a realizar essas atividades de modo remoto através de uma plataforma específica dentro do site do Detran. Além disso, o departamento deu autorização às autoescolas para contratação de aplicativos seguros para a realização das aulas, que são acompanhados diariamente pelo órgão para supervisão da carga horária e das atividades correlatas.