O Diretório Estadual do PT-RO aprovou hoje, em Ji-Paraná, a indicação dos nomes do ex-deputado federal Anselmo de Jesus como pré-candidato ao Governo de Rondônia e a indicação da pré-candidatura ao Senado Federal de Ramon Cujuí, ex-candidato a prefeito de Porto Velho. O partido também vai lançar uma boa nominata para deputado federal e estadual. Na mesma reunião, o Diretório Estadual aprovou a expulsão do deputado estadual Lazinho da Fetagro por unanimidade.
Expulsão
O deputado estadual Lazinho da Fetagro será expulso das hostes petistas, após meses de julgamento. Apesar de receber o instituto da ampla defesa, o único parlamentar eleito do PT em 2018, não compareceu para se defender e não apresentou defesa adequada. De acordo com dirigentes do partido, o PT de Rondônia vai informar à Assembleia Legislativa e ao TRE-RO a decisão do diretório estadual. Teoricamente Lazinho deveria deixar o mandato para o PT mas terá que pagar dívidas partidárias que somam mais de R$ 100 mil reais.
Anselmo e Ramon
Após examinar o quadro sucessório favorável, o PT de Rondônia decidiu por lançar candidatura própria ao governo do Estado, além de lançar também candidato ao Senado Federal. Anselmo de Jesus, ex-deputado federal e atual presidente estadual do PT foi indicado por unanimidade candidato ao governo de Rondônia. Já o ex-candidato a prefeito de Porto Velho, Ramon Cujuí, que é presidente do diretório municipal da capital, será candidato ao Senado Federal.
Federação de partidos
De acordo com dirigente petista caso se concretize a federação de partidos ora em discussão em nível nacional, o PT de Rondônia vai acatar, embora seja prejudicial no caso local. O ex-presidente Lula é um entusiasta da ideia. Ele que lidera todas as pesquisas, considera que esse novo instituto vai ajudar na eleição dele ainda no primeiro turno.
A federação deverá ser fechara até março, dentro do limite da legislação eleitoral.
Fonte: Portal P1