Foram empossados nesta segunda-feira (1°) os novos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO), correspondente ao biênio 2021/2022. O deputado Alex Redano (Republicanos) assumiu como o novo presidente da Casa de Leis.
A cerimônia de posse durou mais de duas horas, em Porto Velho, e ocorreu de forma limitada, por causa da pandemia da Covid-19. Apenas os parlamentares e servidores da ALE participaram. O acesso da imprensa ao prédio também foi reduzido.
Algumas autoridades, como o governador Marcos Rocha e o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), participaram da cerimônia por videoconferência.
A nova mesa diretora da ALE-RO ficou composta da seguinte forma:
- Alex Redano (PRB), presidente
- Jean Oliveira (MDB), 1º vice-presidente
- Marcelo Cruz (PTB), 2º vice-presidente
- Jair Montes (PTC), 1º secretário
- Cirone Deiró (Podemos), 2º secretário
- Alex Silva (PRB), 3º secretário
- Jhony Paixão (PRB), 4º secretário
Após ser empossado, o novo presidente da ALE-RO chamou a nova diretoria até a mesa. Logo depois, todos os empossados discursaram.
Na fala de posse, o novo presidente da Casa de Leis falou sobre o início da gestão e parabenizou a antiga mesa diretora.
“Eu assumo essa casa, uma casa totalmente organizada. Laerte (deputado) fez muitas reformas que talvez não sejam tão visíveis, principalmente sobre a gestão da casa. Estou encontrando a Casa aqui com tudo em dia e também financeiramente equilibrada”, disse.
Alex disse ainda que pretende dar prioridade na votação de projetos do executivo e de interesse da população, diante da pandemia da Covid-19.
Deputado Alex Redano toma posse como presidente da ALE, em RO — Foto: Reprodução/ALE-RO
A esposa de Alex e prefeita de Ariquemes (RO), Carla Redano acompanhou presencialmente a cerimônia de posse. Ela foi à cerimônia acompanhada do filho.
Carla Redano, prefeita de Ariquemes, acompanhou a cerimônia de posse do marido, Alex Redano — Foto: Reprodução/ALE-RO
Discurso de despedida
O até então presidente da ALE, deputado Laerte Gomes, fez um discurso de despedida e, antes de repassar o mandato, apresentou um balanço dos seus dois anos de gestão.
“Economizamos, com o mesmo orçamento de outras gestões, mais de R$ 80 milhões em dois anos. Cortando contratos, aluguéis e frotas de veículos. Várias ações que ajudaram a cortar gastos. Deixamos o antigo prédio e viemos para essas novas instalações. Com recurso sobrando, devolvemos ao estado para ajudar na pandemia. Também alugamos leitos no Hospital de Amor, e pagamos por vários meses, para ajudar os pacientes de coronavírus”, diz.
Deputado Laerte Gomes faz discurso de despedida da presidência da ALE-RO — Foto: Reprodução/ALE-RO
Larte também disse que sua gestão extinguiu 400 cargos comissionados, além de dar posse aos novos concursados que, segundo ele, não acontecia há cerca de 30 anos.
O deputado destacou ainda a criação da CPI da Energisa, além de várias audiências públicas, cursos na Escola do Legislativo, reforma da previdência estadual, e Fundo Especial do Poder Legislativo.
Recesso até 23 de fevereiro
Mesmo com a cerimônia de posse da mesa diretora, atividades da ALE seguem suspensas por causa do recesso. Os trabalhos serão retomados, oficialmente, apenas em 23 de fevereiro de 2021.
O regimento interno da ALE diz que, durante o período de recesso, os prazos das Comissões Temporárias ficam interrompidos.
Fonte: G1/RO