Curso de Robótica Educacional é aplicado aos professores das escolas estaduais de Rolim de Moura

Durante o curso, os professores aprenderam sobre os conceitos básicos de robótica, programação e montagem
Facebook
WhatsApp
Twitter
Professores da rede pública estadual de Rolim de Moura, município contemplado com os kits do Projeto Robótica Educacional Maker (Remaker), participaram de uma capacitação no curso de Robótica Educacional. O objetivo do governo de Rondônia é capacitar os docentes para utilização dos kits, como ferramenta pedagógica em sala de aula.
A formação, com carga horária de 30 horas, aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da cidade. A formação foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rolim de Moura, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A ação, é uma das iniciativas do Capacita+Prof, projeto desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC), em parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de Rondônia, que visa qualificar e aperfeiçoar os servidores estaduais, por meio de treinamento em projetos que utilizam Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Robótica Educacional e Cultura Maker.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, “a gestão estadual reconhece a importância da Robótica Educacional. Nesse sentido, o estado tem investido em iniciativas e ações para fortalecer a formação dos professores e contribuir com a inovação educacional.”
ATIVIDADES
Durante o curso, os professores aprenderam sobre os conceitos básicos de robótica, programação e montagem, utilizando os kits de Robótica Maker. Também participaram de atividades práticas, nas quais puderam construir e programar protótipos. O curso foi ministrado pelos professores do Ifro de Cacoal, Euder Santos e Juliano Silva.
A formação contou com a participação de professores das escolas da regional da CRE de Rolim de Moura e Alta Floresta d’Oeste. São elas: Rolim de Moura – Escola Cândido Portinari Rolim de Moura – Escola Aluízio Pinheiro Ferreira Rolim de Moura – Escola Carlos Drummond de Andrade Rolim de Moura – Escola Tancredo de Almeida Neves Rolim de Moura – Escola Maria do Carmo de Oliveira Rabelo Rolim de Moura – Colégio da Polícia Militar (CTPM VIII) Distrito Nova Estrela – Escola José Rosales dos Santos Novo Horizonte do Oeste – Escola Marechal Cândido Rondon Distrito Migrantinópolis – Escola Américo Brasiliense Santa Luzia d’Oeste – Escola Juscelino Kubitschek Alto Alegre dos Parecis – Escola Artur Costa e Silva Alta Floresta d’Oeste – Escola Eurídice Pedroso Alta Floresta d’Oeste – Colégio da Policia Militar (CTPM XI) ROBÓTICA EDUCACIONAL A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica que pode trazer diversos benefícios para os alunos, entre eles: Desenvolvimento do pensamento lógico e criatividade: Ao planejar, construir e programar protótipos, os alunos desenvolvem o pensamento lógico, criatividade e capacidade de resolução de problemas.
Trabalho em equipe: durante a construção, geralmente realizada em equipe, estimula o trabalho colaborativo. Motivação para aprendizagem: A Robótica Educacional é uma ferramenta lúdica e motivadora que pode despertar o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
A secretária de estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, ressaltou a importância desses benefícios para formação escolar. “A aplicação do curso em Rolim de Moura, é mais um passo importante para a implementação da ferramenta pedagógica nas escolas”.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
No data was found