A CBF vai bancar testes de coronavírus em todas as competições nacionais. A entidade nacional do futebol divulgou nesta tarde de sexta-feira que fechou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para realizar exames do tipo RT-PCR em todos envolvidos nos Brasileiros das Série A a D masculino e A1 e A2 feminino, além de Copa do Brasil e Brasileiro sub-20.
Os jogadores serão submetidos a testes três dias antes de cada partida, com resultado na véspera. Em caso de resultado positivo, a nota da CBF que “recomendará aos departamentos médicos dos clubes o afastamento imediato daqueles que tiverem a presença do vírus constatada no organismo.”
Além de jogadores, técnicos, árbitros e assistentes também passarão pelos testes para se habilitar para as partidas.
– Nosso compromisso é que todos que entrem em campo tenham tranquilidade para realizar seu trabalho. Vamos utilizar a metodologia mais confiável nos testes e também investir muito na orientação para que todos os envolvidos no jogo adotem os cuidados necessários à saúde coletiva – disse, ao site oficial da CBF, Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF e coordenador do “Guia Médico para o retorno das atividades do futebol brasileiro”, aprovado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela CBF às federações estaduais e Clubes.
Testes para Copa do Nordeste
Com novo calendário definido – os Brasileiros das Séries A e B voltam no fim de semana de 7, 8 e 9 de agosto -, a CBF iniciou os testes na Copa do Nordeste.
Os 14 times participantes passaram pelos exames antes de iniciarem seu deslocamento para o estado da Bahia, onde a competição será retomada com sede única na próxima terça-feira, 21.
FONTE: GE RO