Rondônia começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 para as crianças nesta segunda-feira (17). Inicialmente, as doses são destinadas ao público com 11 anos, as crianças imunossuprimidas e as portadoras de deficiência permanente.
Um dos vacinados em Porto Velho foi Luis Eduardo que recebeu certificado e medalha de coragem após a vacinação. Segundo a irmã, Daniele Cristina, há cerca de um ano ele foi infectado pela Covid e chegou a passar mais de 20 dias internado.
Luis Eduardo segurando o certificado de coragem após receber a 1ª dose da vacina contra a Covid — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Anna Alice, de 5 anos, com seu certificado de coragem — Foto: Beatriz Galvão/g1 RO
Anna Alice, de 5 anos, chegou no local de vacinação com um curativo no dedo porque se machucou na porta do carro na semana passada. O g1 perguntou se tomar a vacina tinha doído e ela disse que não. “Que machucar o dedinho dói mais”.
O pai, Vanaldo Nogueira, disse que a Anna foi corajosa e que é importante levar as crianças para se vacinarem. “Foi comprovado que a vacinação diminui a probabilidade de ter complicações e de ser internado”, comentou.
Ricardo de Oliveira Braga, de 8 anos, e seu mãe Camila Braga — Foto: Beatriz Galvão/g1 RO
Ricardo de Oliveira Braga, tem 8 anos e é autista. Durante a pandemia a família precisou cancelar viagens e terapias presenciais para garantir o distanciamento social e proteger a criança.
“É uma mistura de sentimentos. É um alívio muito grande, uma felicidade por ter chegado o momento dele ser vacinado. Ele está com saúde e a gente consegue garantir, através da vacinação, que ele seja imunizado. A gente cancelou viagem, deixou de ir à escola e teve que estudar em casa, cancelamos terapia, tudo visando resguardar a saúde dele e do irmão dele”, comentou a mãe, Camila Braga.
Josué Gomes, de 8 anos, e sua mãe Ercília Gomes — Foto: Beatriz Galvão/g1 RO
Josué Gomes, é asmático e tem 8 anos. Ele disse que tomou a vacina porque sabe que é muito importante. A mãe dele, Ercília Gomes de Carvalho, é professora e acompanhou o filho com um sorriso no rosto.
“Um momento de muita importância, me sinto mais segura dele poder voltar para escola. É uma esperança de ele voltar a ter uma vida normal e brincar”, disse.
Vacinação infantil em Porto Velho
Segundo a Prefeitura de Porto Velho, a vacinação contra a Covid-19 em crianças acontecerá de forma diferente para o público de 11 anos e para as crianças imunossuprimidas e portadoras de deficiência permanente. O esquema de vacinação é dividido em:
Crianças de 11 anos, sem comorbidades
- receberão as doses em Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 14h às 17h e no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h;
- com atendimento será simultâneo com a do público geral, mas com salas de atendimento separadas.
Crianças de 5 a 11 anos, portadoras de comorbidades
- serão imunizadas exclusivamente nas unidades Aponiã, Castanheiras, Caladinho e São Sebastião, das 14h às 17h;
- receberão atendimento em salas específicas, para evitar contato deste público com o público geral.
A imunização seguirá por ordem decrescente de idade, conforme a quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura da capital planeja imunizar 54 mil crianças em um mês.
Dose pediátrica da vacina contra a covid —
Foto: Beatriz Galvão
Fonte: g1-RO