Calendário da feira: outubro tem uva, melão, tomate e pimentão

Série do G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta. Também é tempo de abacaxi, mamão, acerola, cenoura, beterraba e pepino.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Em outubro, a primavera está no seu auge e o clima da estação garante uma oferta generosa e variada de frutas. Tem para todos gostos: uva, melão, abacaxi, mamão, banana, acerola e muito mais. No grupo dos legumes, tomate e o pimentão são os alimentos da vez.

Na série Calendário da Feira, iniciada em julho, o G1 mostra, todo mês, quais alimentos estão na safra e, por isso, podem ficar mais em conta.

Calendário da Feira de Outubro — Foto: Arte/G1

Calendário da Feira de Outubro — Foto: Arte/G1

A seguir, confira mais detalhes sobre a safra das principais frutas e legumes do mês, além de saber como comprar, conservar e outras curiosidades.

Uva

 

Uvas vermelhas da variedade Sweet Celebration produzidas pelas Fazendas Labrunier, em Petrolina (PE) — Foto: Divulgação/Fazendas Labrunier

Uvas vermelhas da variedade Sweet Celebration produzidas pelas Fazendas Labrunier, em Petrolina (PE) — Foto: Divulgação/Fazendas Labrunier

Docinhas e refrescantes, as uvas estão no seu auge em outubro, enfeitando as gôndolas dos supermercados e as barracas das feiras.

De diversos tipos e sabores, as uvas harmonizam com “queijos, vinhos, saladas, sobremesas e um lanchinho da tarde”, conta a gerente de marketing das Fazendas Labrunier, Luiza Barni Bonin.

São 18 variedades produzidas hoje no Brasil e a Labrunier, que é a maior no ramo de uvas de mesa do país, produz todas elas. Porém, três merecem destaque pela alta produção e sabor:

  • Vitória: uva preta e muito docinha.
  • Sweet Globe: uva verde e extremamente crocante e suculenta.
  • Sweet Celebration: vermelha, crocante e doce.

 

Há duas safras de uva no país: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Mas é entre os meses de setembro a dezembro que a oferta cresce em volume e em variedade.

“Neste segundo semestre, um bom volume de uva está sendo colhido e com alta qualidade”, afirma Luiza.

 

Pernambuco é o estado que lidera a produção das uvas de mesa. Já o Rio Grande do Sul é o maior quando se trata da uva voltada para a fabricavinho.

  • Auge da safra: setembro a dezembro.
  • Como comprar: escolha as uvas carnudas, firmemente presas ao caule. Evite as frutas enrugadas, sugere a Ceasa Minas.
  • Como conservar: a melhor forma de conservar a uva é na geladeira e lavá-la apenas antes de consumir. Assim, ela dura mais.

 

fonte:g1

Deixe um comentário

CPU, LATERAL, ANUNCIE AQUI
No data was found
No data was found
%d blogueiros gostam disto: