Buritis: população sofre com a chegada da poeira e falta de ação politica

No ano de 2021 ao lançar o programa Tchau Poeira, o Governo do Estado divulgou que o município de Buritis seria comtemplado com ao menos 04 km de recapeamento de ruas e asfaltamento..
Facebook
WhatsApp
Twitter
Foto: divulgação

Com o final do período chuvoso e chagado o verão, os moradores da cidade de Buritis voltam a inalar uma quantidade excessiva de poeira decorrente da falta de ações políticas na área de infraestrutura urbana.

Foto: internet

O município de Buritis, com mais de 40 mil habitantes e uma população entorno de 70 mil, sendo uma das regiões mais potentes do Estado, infelizmente está aquém de políticas eficientes de gestão urbana, e o pior, não há quem cobre por isso, a maioria dos vereadores não fiscalizam, não cobram as ações do executivo, ou seja, não representam a comunidade que os elegeram, e enquanto que a maioria dos deputados só aparecem agora para pedir votos, em troca de suas sobras ou algumas migalhas.

Em Buritis é assim: na época do inverno a sociedade é sujeita a lidar com a lama, buracos e com ruas e estradas intransitáveis e quando chega o verão essa mesma sociedade é atormentada pela poeira que entra dento de suas casas, causando incomodo e doenças, que na maioria residem nos bairros onde não possuem pavimentação asfáltica, ou, o asfalto que têm se encontra todo esburacado.

No ano de 2021 ao lançar o programa Tchau Poeira, o Governo do Estado divulgou que o município de Buritis seria comtemplado com ao menos 04 km de recapeamento de ruas e asfaltamento, mas, já estamos no final do mês de maio 2022 e o recurso não chegou ao município, o que chegou de volta foi a POEIRA e enquanto isso, outros municípios muito mais desenvolvidos, já estão recebendo as obras do programa.

Procuramos as partes

A pouco dias o Alerta Buritis fez contato com Adecleito Effgen, diretor do DER de Buritis, para que informasse acerca de quando o Governo do Estado vai iniciar as obras na cidade de Buritis. O mesmo respondeu que até aquele momento não tinha informações de uma data de início da obra, nem soube dizer o volume de recurso que será aplicado no município, mas segundo ele, é possível que o governo terceirize uma empresa para executar o serviço no município. Nessa quinta-feira o Alerta Buritis voltou a fazer contato com ele, que não respondeu até o fechamento dessa matéria.

 

Vereadores que se manifestaram

Documento gabinete – vereador Junior Pinto

O vereador Junior Pinto enviou ao site Alerta Buritis um documento de indicação datado em 04 de abril, solicitando que prefeitura contratasse ao menos 03 Carros Pipas para molhar todas as ruas de chão batido no período de verão.  No documento, o parlamentar pede que seja antecipada a contratação dos carros para que, no período correto, estejam disponíveis para atender à sociedade.  Também escreveu: “Conseguimos em conjunto com os três vereadores e prefeito aqui do PDT, com o Senador Acir, quase quatro milhões para pavimentação de ruas e também com o deputado federal Chrisóstomo, dois milhões para pavimentação de ruas que estão em fase burocrática para iniciar os trabalhos, mas com recurso já garantido. Semana passada estive com a secretária de planejamento Nívea, verificando a situação da continuidade do bloqueamento das ruas pelo “Avançar Cidade”. Tenho cobrado constantemente mais carros-pipas para molhar as ruas e entradas”, concluiu.

O vereador Daniel Felix, que nesta quinta-feira estava participando da Rondônia Rural show em Ji-paraná respondeu: “Sempre que recebo as demandas dos moradores tenho corrido atrás para resolver e sempre tem dado certo, vamos lutar por mais essa demanda aí. Estou pronto”. E Continuou: “Questão da pavimentação nesse ano e meio de mandato consegui 3.5 km através de deputados e um senador. Agora a questão da poeira tem que ser resolvido imediato colocar mais caminhão pipas na cidade”. Disse.

 

Prefeitura de Buritis

Também foi enviado um pedido de informações a prefeitura sobre a situação da poeira na cidade.  Se já se encontram Carros Pipas disponíveis no município para molhar as ruas de chão, com objetivo de amenizar o excesso de poeira na cidade e se existe também algum cronograma de asfaltamento para cidade, e se tem esse cronograma, qual o volume desses recursos. Mas, até o fechamento dessa matéria não tinha respondido.

Apesar da população estar constantemente cobrando são poucas as autoridades que tem se manifestado sobre o assunto, da mesma maneira os deputados estaduais que tem vindo na cidade não tem prestado informações a respeito do programa Tchau Poeira no município.

Foto: Alerta Buritis

O “Tchau Poeira” foi criado com o objetivo de asfaltar, recuperar e sinalizar vias públicas urbanas nos 52 municípios. A contrapartida das prefeituras é a elaboração do projeto que determina quais vias urbanas serão beneficiadas. Já o investimento de mais de R$ 600 milhões, é recurso próprio do Poder Executivo Estadual, fruto da economia gerada pela atual gestão.

 

Fonte: Alertas Buritis

 

Deixe um comentário

famacia da farmilia anigif
Sequência 01_1
anigif