‘Brasil terá moeda digital’, declara Paulo Guedes

Ministro falou em evento da Caixa Econômica Federal celebrando as 100 mil contas digitais do banco
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (4) que o Brasil terá uma moeda digital lastreada em Real, o chamado Real Digital.

A confirmação foi feita durante um evento em comemoração às 100 milhões de Contas Poupança da Caixa Econômica Federal . Na ocasião, Guedes comemorou a aprovação da autonomia do Banco Central e falou sobre medidas adotadas e que serão implementadas, como o Real Digital
  
“Nós temos finalmente o Banco Central autônomo, que é uma versão ligeiramente diferente, mas ainda assim com a principal missão, que é a preservação do poder de compra da moeda brasileira”, disse.

O ministro aproveitou para comentar as iniciativas recentes do BC, como o Pix e o OpenBank. Também nesse momento, ele confirmou que o Brasil terá uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês):

“Com o Banco Central autônomo novamente, isso é algo extraordinário, também na dimensão digital. O Pix, OpenBank, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital. O Brasil está a frente de muitos países”, celebrou.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, diz que o projeto do Real Digital deve ficar pronto em 2022, mas Guedes não comentou o prazo para esse lançamento, embora já tenha se antecipado e pedido apoio da Câmara para aprovar a matéria.

Em agosto deste ano, o BC anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar os impactos da emissão do Real Digital e destacou que a novidade pode aprimorar o modelo atual das transações comerciais entre pessoas e entre países.

Além disso, a instituição destacou que as CBDCs (moedas digitais) não funcionam como o Bitcoin, por exemplo, já que elas são ” endossadas pelos bancos centrais”.

 

 

Fonte:IG

Deixe um comentário

Lat. 03 cpu, live
lat02-gif papo livre
No data was found
%d blogueiros gostam disto: