“Vinicius pede lugar”. “Esse Vinicius é imparável”. “Corrida de Vinicius do minuto 1 ao 96”. Essas são algumas das manchetes na Espanha sobre a atuação de Vinicius Junior na vitória de 2 a 1 do Real Madrid contra a Real Sociedad. A equipe de Zidane venceu. É líder do Campeonato Espanhol. Teve polêmica. Mas dá para dizer que o brasileiro foi um dos destaques do fim de semana.
O jovem atacante foi titular pela primeira vez desde a retomada do futebol no país. Ficou em campo toda a partida. Finalizou com perigo duas vezes. Sofreu o pênalti convertido por Sergio Ramos. Infernizou a vida do lateral-direito Gorosabel, amarelado após uma falta em cima dele no início do primeiro tempo.
Vinicius Junior foi titular pela 14ª vez na temporada, a primeira desde a retomada do futebol — Foto: Pedro Salado/Getty Images
Veja o que alguns jornais espanhóis escreveram sobre o brasileiro:
Diário “As”: Vinicius pede lugar. O brasileiro foi o mais destacado do Real Madrid. — Foto: Reprodução/As
Diário “Marca”: Vinicius empurra o Madrid à liderança — Foto: Reprodução/Marca
Diário “Marca”: Vinicius empurra o Madrid à liderança
“El País”: Corrida de Vinicius do minuto 1 ao 96. O brasileiro foi um pesadelo constante para seus marcadores por suas arrancadas e suas tentativas de drible e provocou o pênalti que abriu a vitória — Foto: Reprodução/El País
“El País”: Corrida de Vinicius do minuto 1 ao 96. O brasileiro foi um pesadelo constante para seus marcadores por suas arrancadas e suas tentativas de drible e provocou o pênalti que abriu a vitória
O “El País” foi bem em observar as tentativas de drible do atacante ex-Flamengo. Segundo a plataforma de estatísticas “Opta”, nunca Vinicius tentou e completou tantos dribles vestindo a camisa do Real Madrid antes. Foram 39 tentados, dos quais 24 foram completados.
37 – Ante ningún otro rival ha intentado más regates @viniciusjr como jugador del @realmadrid hasta ahora en todas las competiciones que contra la @RealSociedad (39, 24 completados). Persistente.
Na Alemanha, está quase tudo decidido. Falta uma rodada, e o Bayer Leverkusen ainda tenta tirar do Borussia Mönchengladbach a última vaga para a Liga dos Campeões. Wolfsburg e Hoffenheim brigam pelo último lugar na Liga Europa. Lá em baixo, Fortuna Düsseldorf e Werder Bremen disputam para saber quem vai para o playoff do rebaixamento e quem cai de uma vez.
Lá em cima, o campeão Bayern e o vice Borussia Dortmund podem ver uma dupla alcançar 100 gols na temporada. Lewandowski e Haaland brilharam mais uma vez no fim de semana. Cada um marcou dois gols nas vitórias de suas equipes. E, juntos, se aproximaram de tal marca. Estão com 96.
Lewandowski na temporada:
- 11 gols na Liga dos Campeões
- 33 gols na Bundesliga
- 4 gols na Copa da Alemanha
- 4 gols nas eliminatórias da Euro (Polônia)
- 52 gols no total
Haaland na temporada:
- 10 gols na Liga dos Campeões
- 13 gols na Bundesliga
- 16 gols na Liga Austríaca (RB Salzburg)
- 4 gols na Copa da Áustria (RB Salzburg)
- 1 gol na Copa da Alemanha
- 44 gols no total
Para o jovem norueguês, de 19 anos, a partida entre Borussia Dortmund e Hoffenheim no próximo sábado será sua última da temporada.
Lewandowski, por sua vez, poderá ter pelo menos mais seis jogos para aumentar sua incrível marca: a última rodada do Alemão, a final da Copa da Alemanha e, caso o Bayern vá à decisão da Liga dos Campeões, outras quatro partidas.
Futebol na pandemia… com festa da torcida
Está com saudades de uma arquibancada? Pois na Hungria e na Sérvia, isso não é problema para os torcedores. O Marakana, que foi destaque por aqui há duas semanas, voltou a receber uma linda festa da torcida do Estrela Vermelha.
Na despedida da temporada, o campeão sérvio venceu o Proleter Novi Sad por 2 a 1. Após o jogo, a equipe recebeu a taça e fez uma festa regada a muita pirotecnia de seus 18.362 torcedores presentes.
Festa da torcida do Estrela Vermelha em cerimônia de premiação do título sérvio da equipe — Foto: Marko Djurica/Reuters.
Os torcedores húngaros também se esbaldaram. Na primeira rodada após a liberação de acesso aos estádios sem restrições, os fãs do campeão Ferencvaros lotaram sua arena e exibiram um bandeirão, no estilo mosaico 3D, que exibia a palavra “monstros” em inglês. A equipe venceu o Újpest por 1 a 0.
Torcida do Ferencvaros, na Hungria, exibe mosaico 3D em partida que marca volta do acesso aos estádios sem restrições no país — Foto: Laszlo Szirtesi/Getty Images
Tem campeão na Ucrânia e na Bulgária
O Campeonato Ucraniano de 2019/20 tem um campeão. E não é muito difícil de imaginar quem foi. O Shakhtar Donetsk conquistou o tetracampeonato seguido, o nono dos últimos 11 anos. Festa para os 14 brasileiros da equipe – com dois naturalizados, Marlos e Junior Moraes. E para Taison comandar no vestiário em um bom russo. Ok, não tão bom assim.
Se o Shakhtar levantou sua nona taça dos últimos anos, o Ludogorets assegurou a sua nona consecutiva na Bulgária. A equipe tem quatro brasileiros: o goleiro Renan, os laterais Cicinho e Rafael Forster e o atacante Cauly. No último domingo, o Ludogorets venceu o Beroe por 2 a 1 e conquistou o Campeonato Búlgaro com quatro rodadas de antecedência.
Ludogorets celebra a conquista de sua nona taça seguida na Bulgária — Foto: Divulgação/Ludogorets
Calma, Mané!
Por falar em campeão, o Liverpool terá que segurar a ansiedade mais um pouco para voltar a erguer um troféu do Campeonato Inglês depois de 30 anos. Os Reds empataram por 0 a 0 com o Everton na volta das duas equipes depois de três meses, e agora Jürgen Klopp e companhia não conseguirão garantir a Premier League na próxima rodada.
Sadio Mané (no canto esquerdo), logo após perceber precipitação, volta ao seu posto para se juntar ao manifesto antirracista — Foto: Reprodução/@carlmarkham
Mas é questão de tempo. Tempo que não foi uma virtude de Sadio Mané antes da bola rolar no Goodison Park. O atacante senegalês se precipitou um pouco e quase perdeu o manifesto antirracista das duas equipes, ao arrancar para o ataque antes do ato. Mas calma, deu tempo de ele deixar a sua marca no protesto (veja no final do vídeo).