O Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) de Porto Velho abriu uma enfermaria exclusiva para crianças com doenças crônicas. A nova ala foi criada para auxiliar as internações de longa permanência, segundo informou o Governo de Rondônia.
As internações prolongadas necessitam de um maior suporte quanto aos cuidados diários. Para isso, o hospital, que até então, contava com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete leitos para pacientes com Covid-19, poderá transferir crianças com doenças crônicas, há tempos internadas, para a nova enfermaria, desocupando leitos para atender mais pacientes.
Atuam na nova ala médicos, psicólogos, assistentes sociais, equipe de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, para dar auxílio a crianças que geralmente fazem uso de ventilação mecânica ou estão traqueostomizadas, e que não possuem assistência médica domiciliar.
Segundo o Governo, o hospital é referência no tratamento de alta complexidade no estado. Em 2019, foram realizados quase 75 mil atendimentos, sendo 5.291 internações.
FONTE: G1