Por Abraão de Sousa – Alerta Buritis | DRT-2022/RO. É permitida a reprodução parcial ou total da matéria, desde que citada a fonte. Lei nº 9.610/98.
A cidade de Buritis recebe, nesta sexta-feira (16), o Seminário Municipal de Escuta Protegida, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento conta com o apoio do Selo UNICEF (2025-2028) e acontece no CETEFIC, antiga Câmara Municipal.
Com programação das 8h às 13h, o seminário tem como objetivo promover o diálogo, ampliar conhecimentos e fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa também busca capacitar os profissionais que atuam nessa área e conscientizar a sociedade sobre a importância da escuta especializada, procedimento que contribui para evitar a revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Durante a programação, os participantes acompanham palestras e discussões sobre a atuação integrada dos órgãos que compõem a rede de proteção. A participação de conselheiros, assistentes sociais, educadores e representantes da comunidade reforça a importância do trabalho conjunto na defesa dos direitos da infância e da adolescência.
A organização destaca que a mobilização dos profissionais e da sociedade é fundamental para tornar as ações de proteção mais efetivas e garantir o atendimento adequado às crianças e aos adolescentes.
O seminário segue até as 13h, reunindo representantes da rede de proteção em torno do fortalecimento das políticas públicas e da garantia de direitos em Buritis.




