O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vandalizou nesta sexta-feira, 10, a sede da farmacêutica Bayer no município de Jacareí, localizado a 80 quilômetros de São Paulo. Cerca de cem militantes incendiaram pneus, destruíram estruturas e picharam as paredes do galpão da empresa alemã.
De acordo com os invasores, a Bayer exporta para o Brasil “substâncias proibidas em boa parte do mundo”. No Twitter, o MST escreveu que “uma pessoa morre de envenenamento por agrotóxico a cada dois dias”.
As invasões perpetradas pelos movimentos sem-terra estão diminuindo sensivelmente. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 11 invasões de fazendas foram registradas no país no ano passado. Em 2020, foram apenas seis. No ano anterior, sete. Trata-se dos menores números verificados desde 1995, quando o Incra passou a organizar as estatísticas.
Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), os sem-terra invadiram quase 2.500 fazendas. A administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou cerca de 2.000 invasões. Na era Dilma Rousseff (PT), por sua vez, houve menos de 1.000 crimes dessa natureza.


Fonte: Revista Oeste



