Morando ao lado do rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas, os moradores da comunidade Terra Firme, em Porto Velho, ainda sofrem pela falta da água limpa.
Para fazer comida, beber água ou realizar algumas atividades domésticas, como lavar roupa, os ribeirinhos adotam alguns métodos: como comprar galões em comunidades próximas, esperar o surgimento de uma mina d’água e até coletar a água da chuva.
A terceira opção foi registrada por uma das moradoras da comunidade, que mostrou como faz para fazer a coleta da chuva, usando uma tampa de caixa d’água.
“É assim que faz para aparar a água da chuva para nosso consumo doméstico, porque a gente não pode usar a água do rio Madeira e somente essa água da chuva é que nós estamos usando aqui na nossa comunidade”.
Especialistas explicam que a água da chuva não deve ser ingerida, “já que pode apresentar em sua constituição, substâncias tóxicas e microrganismos”. Para poder consumi-la, a moradora mostrou como faz o tratamento.
“Agora que a chuva passou, a gente vai colher a água que aparou nessa tampa e a gente passa ela em um pano. Vamos fazer o tratamento com o cloro e agora a gente vai colocar na garrafa. A gente faz todo esse processo e coloca em uma garrafa pet, para depois de 1 hora que fez o tratamento, a gente vai usar pra beber”, explicou.
Procurados pelo g1, a prefeitura de Porto Velho informou que a construção de poços na comunidade Terra Firme e em outras localidades, já foi definida pelos engenheiros da Superintendência Municipal Distrital.
A administração municipal revelou que “as obras ainda não iniciaram porque o processo licitatório ainda não foi concluído, mas o dinheiro está reservado e na conta”. Dessa forma, a prefeitura não deu um prazo de quando as obras devem ser iniciadas na localidade.
A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), responsável pela distribuição de água no estado, também foi questionada sobre possíveis formas de atender os moradores da região do baixo madeira, mas até o momento da publicação desta reportagem, não respondeu.
Fonte: G1



